Negócios

BFSHOW 2024 prevê reciclar 25 toneladas de lixo gerado dentro dos pavilhões

O compromisso com o meio ambiente estará refletido na organização da BFSHOW, maior feira do setor no Brasil, realizada entre os dias 21 e 23 de maio, no Transamerica Expo Center.

O evento, realizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e organizado pela NürnbergMesse Brasil, espera dar o destino correto a aproximadamente 25 toneladas de lixo gerado dentro dos pavilhões.

Antes mesmo de virar lei no Estado de São Paulo, a NürnbergMesse Brasil foi pioneira no país em promover a destinação correta dos resíduos de suas feiras de negócios.

Um projeto iniciado em 2023, que apoia cooperativas de reciclagem e a economia circular. Nas sete grandes exposições promovidas pela empresa no ano passado, 107 toneladas de lixo foram destinadas para reciclagem.

Pela iniciativa, tudo é reciclado dentro da feira, exceto os materiais orgânicos. São reaproveitados desde lixo seco de estandes e restaurantes até madeiras, carpetes, papéis, sinalizações, entre outros.

Com mais de 280 marcas expositoras confirmadas, a BFSHOW, que está em sua segunda edição, sendo a primeira realizada em São Paulo/SP, também buscará estimular expositores e visitantes a se engajarem nas causas ESG.

Por isso, vai aproveitar o evento para calcular todo o gasto de carbono tanto da operação da feira quanto de expositores.

“Precisamos mapear toda a cadeia para entender como esse primeiro evento em São Paulo vai funcionar”, explica Caroline Guedes, coordenadora operacional de ESG da NürnbergMesse Brasil.

“Assim, na próxima edição, em novembro deste ano, a Abicalçados e a NürnbergMesse Brasil vão se comprometer a  compensar a pegada de carbono gerada pela operação da feira e convidar os expositores a fazerem o mesmo em seus estandes”, completa.

A empresa organizadora também terá uma portaria própria dentro do pavilhão para calcular dados de quantos caminhões serão usados, quanto eles pesam e a quantidade de funcionários envolvidos.

Para essa edição de maio, os expositores que quiserem já compensar as pegadas de carbono pela participação na feira poderão adquirir o selo Responsabilidade Compartilhada Nürnberg.

Baseada na ISO 20121, é uma certificação para eventos sustentáveis. O selo pode inclusive ser usado nos relatórios de ESG das empresas.

Já para a próxima edição, a organização prevê incluir no cálculo a pegada de carbono do público do evento.

“Convidaremos o visitante, de forma voluntária, a entrar também nessa empreitada com a gente, nos ajudando nesse cálculo”, aponta Caroline.

“Disponibilizamos no momento do credenciamento prévio e na saída do evento um formulário digital, onde ele vai preencher o local de partida, quantos dias participou da feira, se esteve acompanhado, entre outras informações”, complementa.

ARENA DE SUSTENTABILIDADE

Para apoiar ainda mais a causa e dar visibilidade a produções feitas de forma sustentável pela indústria calçadista, o evento criou o espaço Arena de Sustentabilidade.

Será uma vitrine que destacará a exposição BFSHOW Calçados Sustentáveis e a certificação Origem Sustentável, única no mundo que chancela empresas de toda a cadeia em suas ações de ESG.

“Unimos em um espaço da feira iniciativas de conteúdo para o público conhecer mais sobre a certificação Origem Sustentável, e conhecer, também, dez empresas com calçados feitos de materiais sustentáveis”, adianta o gerente de Marketing e Estratégia da Abicalçados, Cristian Schlindwein.

SOCIAL

As enchentes no Rio Grande do Sul afetaram milhões de pessoas, causando perda de vidas e prejuízos em todos os setores da economia.

Um deles é o calçadista – o polo do RS representa 24% da produção de calçados do Brasil, somando 1,8 mil empresas produtoras que empregam, diretamente, mais de 85 mil pessoas.

Nesse momento, a próxima edição da BFSHOW terá um papel ainda mais relevante para as indústrias gaúchas, sendo fundamental para a continuidade desses negócios.

O evento contará com pontos de coleta de doações aos atingidos, não apenas em maio, mas também na edição de novembro.

Outros eventos organizados pela NürnbergMesse Brasil durante o ano também receberão donativos. Além disso, a organização vem ajudando as empresas atingidas e fazendo doações de água, colchões e kits de limpeza.

A Abicalçados, ao lado das entidades da cadeia, da Assintecal, do CICB, e de empresários, ainda encabeça um grande movimento de recuperação da cadeia calçadista do Estado.

A ação, chamada Movimento Próximos Passos RS, captará recursos financeiros que serão direcionados à reestruturação das condições de vida das famílias calçadistas impactadas.

Outra ação social do evento será a inclusão: 10% das vagas na organização do evento serão destinadas à mão de obra social. Cerca de 320 pessoas trabalharão na organização e manutenção da feira.

Parte desses trabalhadores virá de uma parceria com a Apae Brasil, onde parte do receptivo do Hospitality Class, um espaço exclusivo para promover o encontro entre executivos do setor, será composto por pessoas com deficiência.

“Essa ação garante maior diversidade e inclusão no staff da BFSHOW”, finaliza a especialista da NürnbergMesse Brasil.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Editora Chefe da Redação do JE.