Na última semana do mês de outubro, ocorreu o Amazon unBoxed 2023 em Nova Iorque, o maior evento do mundo voltado para retail media.
O evento tem o intuito de mostrar todas as novidades, lançamentos de funcionalidades e posicionamentos da Amazon na frente de publicidade. É uma oportunidade de visualizar tendências de mercado e estar por dentro do que chegará ao Brasil em 2024.
Durante os três dias de evento, as soluções de publicidade da Amazon tiveram duas frentes traçadas: dados e conteúdo. Em relação a dados, as principais indústrias mostraram como o AMC (Amazon Marketing Cloud) pode agregar nas análises e como ainda devemos desenvolver essa frente nas operações de mídia.
O AMC funciona como um hub de dados para anunciantes que possibilita análises mais aprofundadas com funcionalidades que abrangem estudos de atribuição, jornada e mix de mídia para entender o valor incremental e as eficiências de diferentes frentes omnichannel e insights de audiências. Essa ferramenta precisa estar cada vez mais atrelada a estratégias, entregas de report e direcionais de mídia.
Na frente de conteúdo, a Amazon mostrou todas as novidades de transmissões esportivas que no Brasil têm como carro chefe a Copa do Brasil, que é uma grande oportunidade para conexão com audiências qualificadas e construção de marca.
Os principais lançamentos
No evento, foram anunciadas diversas funcionalidades de ads, que vão desde novos formatos de mídia, inventários, métricas e soluções com inteligência artificial.
A função de construção de assets através da inteligência artificial auxiliará o set-up de campanhas de sponsored brands e possibilitará a criação de diversos criativos com inputs inseridos na plataforma. Um produto com o fundo branco poderá se transformar em segundos num criativo atrativo para os consumidores, como um eletrodoméstico em variados estilos de cozinha. Além da agilidade criativa, essa solução possibilitará a otimização de campanhas de forma mais rápida e objetiva, além de priorizar os criativos que possuem maior taxa de engajamento do público-alvo das campanhas.
Referente a novas soluções que ajudarão os anunciantes a criarem ou otimizarem as campanhas estão os lançamentos de produtos voltados para a compra de mídia em DSP. Ficará mais fácil e intuitivo o set-up de objetivos e metas de retorno das campanhas, cruzando os objetivos de funil como reconhecimento, consideração e conversão com KPIs de mídia tal qual alcance, CTR e CPA. Isso fará com que as metas de campanhas estejam em linha com a meta de negócios. A possibilidade de compra programática em inventários Twitch em formato de vídeo também se apresenta como uma novidade.
Novas métricas de mídia ajudarão os anunciantes a medir o aumento de consideração através das campanhas com o NTB (New-to-Brand) consideration. Já era possível pela plataforma a metrificação de novos compradores na janela de um ano, e agora será possível medir novos consumidores que visualizaram os seus produtos também dentro da mesma janela de atribuição.
Sem uma previsão de chegada ao Brasil, porém demonstrando o quanto a Amazon está em busca de novas soluções, temos o anúncio do “Sponsored Products and Beyond”, que expande as possibilidades de promoção dos seus produtos em outros websites e permitirá que as impressões de produtos ultrapassem a barreira do marketplace, estando aptas a serem respostas de buscas em sites parceiros como Pinterest, Buzzfeed, entre outros, e assim direcionar o consumidor direto para a visualização de produto dentro da Amazon.
Todas essas soluções colocam a Amazon ainda mais como a plataforma mais robusta quando se trata de retail media e como um player que deve ser considerado também para clientes não endêmicos, ou seja, aqueles que não vendem necessariamente na plataforma, mas podem aproveitar todas as soluções para se conectar com uma audiência qualificada e com formatos de alto engajamento.
Estratégia holística nas soluções Amazon
Para uma estratégia de sucesso dentro da Amazon, é necessário entender o parceiro como um veículo de mídia, e não apenas como um retail. Isso possibilita presença em conteúdos que agregam valor na construção de marca, como Copa do Brasil e NBA no Prime Video.
Na parte de performance e desempenho de campanha, é essencial testar todas as novas funcionalidades assim que estiverem disponíveis no Brasil, o que possibilita mais aprendizados de campanhas e entender quais features se encaixam melhor com os objetivos da marca. O mais importante no final é conectar todas essas soluções e possibilidades numa gestão aprofundada de dados através do AMC.
Com o uso de todas as ferramentas de mídia e dados, o ideal é unir essas ações com os objetivos de crescimento de negócio e as metas comerciais. E esse ecossistema unificado é o caminho para o crescimento a longo prazo.